Curso do Mediadores de Leitura do Sesc inicia neste dia 13

12/03/2018 14h29 | Atualizado em: 12/03/2018 14h30

O curso de formação do Programa Mediadores de Leitura 2018 do Sesc Tocantins, será ministrado por João Pedro Fagerlande, professor contratado de Literatura Brasileira e Mestre e doutorando em Letras pela UFRJ. Sua realização acontecerá entre os dias 13 e 17 de março, das 9h às 13h no Núcleo de Música do Centro de Atividades, que fica na 502 Norte. Ao todo, são 35 participantes.

O Mediadores de Leitura é um programa criado pelo Sesc Tocantins em 2008, sob orientação e acompanhamento da Promotoria em Literatura. Seu objetivo é capacitar mediadores de leitura literária para despertar e estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens, por meio de diversas linguagens como livros, HQs, filmes, fotografias, músicas, dentre outras.

O curso de formação e seleção de estagiários do Programa tem como finalidade formar mediadores de leitura literária para o desenvolvimento e estimulação do gosto pela leitura, reflexão em grupo, resgate da tradição oral (contação de histórias e declamação de poemas). Busca ainda despertar habilidades de interpretação de textos e o desenvolvimento das expressões oral e escrita.

João Pedro Fagerlande (RJ)
Professor contratado de Literatura Brasileira da UFRJ, Mestre e doutorando em Letras pela mesma universidade, com orientações de Antonio Carlos Secchin e Eucanaã Ferraz. Iniciou sua carreira invadindo bares e restaurantes do Rio de Janeiro com o grupo Assalto Poético. Trabalhou depois como Assessor de Literatura no Departamento Nacional do Sesc, coordenando projetos nacionais e prestando assessoria a projetos estaduais (2009 a 2011). Hoje é sócio da Poesia Viral Produções, coordenando projetos como “Circuito Carioca de Saraus” (Arenas Cariocas, 2016) e “Grandes Poetas Brasileiros” (programa de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas municipais do Rio, 2014 a 2018), ambos com patrocínio da Secretaria Muncipal de Cultura. É autor dos livros “Peludo” (poemas, ed. Baluarte, 2013), “Lúcio de Mendonça” (antologia) e “Desfiando o ‘Caso do vestido’, um poema drummondiano” (crítica literária, ed. Baluarte, 2012). Foi selecionado para o Circuito Sesc de Oralidades em 2017, circulando pelos estados de Alagoas, Piauí, Pernambuco e Pará. Seu novo livro de poemas, “Azul Tupinambá”, será lançado em 2018.

No total, são 35 vagas, sendo 25 destinadas a estudantes universitários que estejam cursando Letras, Pedagogia, Comunicação Social ou Artes, e 10 vagas voltadas para pessoas com interesse em multiplicar e aplicar mediação de leitura. Serão selecionados, a partir do Curso de Formação em Mediação de Leitura literária, 10 estagiários que atuarão como Mediadores de Leitura durante o ano de 2018. A carga horária do estágio é de 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 656,00 (seiscentos e cinquenta e seis reais), mais auxílio transporte no valor de R$140,00 (cento e quarenta reais).

Serviço
Literatura – Programa Mediadores de Leitura 2018

Ação: realização do curso por João Pedro Fagerlande (RJ)
Data: 13 a 17 de março
Horário: 09h às 13h
Local: Núcleo de Música do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Informações: (63) 3212-9948

Imagem disponível para download: http://bit.ly/2FlUnFS

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO
Instagram: @sesctocantins

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3219-9102 – 3219-9160.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Twitter: @sescto. Acesse www.sescto.com.br. Conheça nossa FANPAGE - http://www.facebook.com/sescto