O Sesc
O Serviço Social do Comércio - Sesc é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada por iniciativa do empresariado do Comércio de bens, serviços e turismo que a administra e mantém, através de contribuição obrigatória.

Missão
Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.

Visão
Ampliar o reconhecimento do Sesc pela sociedade, como instituição inovadora e propositiva na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social.

Valores
Conjunto de reflexões e ações que ressaltam os princípios aplicados ao relacionamento interpessoal e interinstitucional, norteando a convivência em sociedade, indicando os sentidos do pensar e do agir. Nessa perspectiva, deve-se considerar a ética como um valor fundante. Atuar eticamente consiste em iluminar condutas referenciadas por um consenso previamente estabelecido em cada contexto, assumindo a responsabilidade pelas escolhas feitas. Portanto, os princípios éticos colocados pelo Sesc dizem respeito à adoção de valores como: Transparência, Excelência, Atuação em rede, Ação educativa transformadora, Sustentabilidade, Acolhimento, Respeito a diversidade, Protagonismo e Inovação.
• Transparência
Atuação íntegra com respeito às pessoas, à diversidade e à legislação, nas atitudes, na utilização dos recursos e na comunicação institucional.

• Excelência
Desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos e métodos de trabalho, nas atividades e serviços, tendo como referência os princípios e práticas que fortaleçam a identidade institucional.

• Atuação em rede
Fortalecimento do pensamento sistêmico e da identidade institucional, respeitando a diversidade regional.

• Ação educativa transformadora
Contribuição para o desenvolvimento do ser humano, visando melhor compreensão de si mesmo, das suas potencialidades, do contexto em que vive, de sua capacidade de realizar escolhas e de colaborar para a coletividade.

• Sustentabilidade
Incorporação de práticas sustentáveis, transversais e integradas, às ações institucionais.

• Acolhimento
Adoção de atitudes e condições para materializar o adequado acesso e permanência dos diversos públicos, considerando aspectos socioeconômicos, estruturais e culturais.

• Respeito a Diversidade
Tratamento digno para todos, na promoção da acessibilidade, da inclusão sociocultural e recusa a qualquer forma discriminatória.

• Protagonismo
Referência na idealização e execução de ações socioeducativas para o cumprimento de suas finalidades.

• Inovação
Promoção de um ambiente favorável à criação e experimentação de novas ideias e iniciativas que propiciem o aperfeiçoamento e ou mudanças estruturais, contribuindo para o reconhecimento da instituição.


Estrutura física
O Sesc atua no Tocantins desde 1996, como Delegacia Regional, tornando-se um Departamento Regional em 1998. O Sesc Tocantins dispõe de uma rede de 17 unidades, distribuídas pelo Estado. Nelas são realizados mais de 500 mil atendimentos mensais, além de serem desenvolvidos programas nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Turismo, Esporte e Assistência, todas voltadas à melhoria da qualidade de vida do nosso público.

Diretoria
Presidente:
Itelvino Pisoni (63) 3228-1900

Diretor Regional:
Marco Antonio Monteiro (063) 3219-9101
Nascido na cidade de São Paulo, Marco Antonio Monteiro é contabilista, administrador de empresas com pós-graduação em educação; formado em marketing, fez MBA pela FGV em gestão estratégica, é Master Coaching e fez MBA em Coaching pela Fappes - Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior.

Marco mudou-se para o Tocantins em janeiro de 1989, logo na criação do Estado onde morou em Miracema, então capital provisória. Foi um dos primeiros moradores de Palmas e colaborou na divisão de patrimônio Goiás X Tocantins.

No Sistema FECOMÉRCIO SESC/SENAC Tocantins, primeiro começou a trabalhar no Senac, onde trabalhou durante seis anos, depois passou para o Sesc onde está desde 2001 na Instituição como Diretor.

Como Diretor Regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro foi responsável pela construção do Centro de Atividades de Palmas, Tênis Sesc, localizado no Jardim Aureny III, e também da criação de unidades em Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso.

Gerentes:
Albacir Dias - Gerência de Desenvolvimento Social
Magda Floripes Ferreira Fernandes - Gerência Financeira
Valdinei Pinto da Silva - Gerência Administrativa

Conselho Regional
- Titulares

Rubens Pereira da Luz - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Maria Lúcia Dorta Pompeu - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Vicente de Paulo Ribeiro - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Hélio da Silva Matos – Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Anselmo José Martins da Silva Moraes – Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Jorge Moraes Camargo – Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Joney Rodrigues Cabrinha – Representante da Delegacia da Receita Federal
Ademar Andrade De Oliveira – Representante do Sindicato das Empresas de Servicos Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informacões e Pesquisas – Sescap- TO
Celso C. Da Cruz A. Jesus – Representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE
Carlos Pereira M. M. Da Silva - Representante dos Trabalhadores – CUT (Sintraposto)

- Suplentes
Lucas Gomes Pinheiro Neto – Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Telma Macedo e Souza Abreu - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Edo de Azevedo - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Domingos Tavares de Souza - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Sergimar Cardoso Oliveira - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Valdemir de Sá - Representante da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo
Francisca Margarida de Assis - Representante do Sindicato das Empresas de Servicos Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informacões e Pesquisas – Sescap- TO
Benvindo Vieira Da Costa - Representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE
Daniel Barbosa Lima – Representante dos Trabalhadores – CUT (Sind. dos Trab. Ind. Const. e Mobiliário)