CULTURA – Clube de Leitura do Sesc Tocantins em Araguaína

Publicado em 17/01/2022 às 08:52:37

Evento: Clube de Leitura do Sesc

Livro: A hora da Estrela de Clarice Lispector

Data: 09 de fevereiro  

Horário: 19h

Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes (Setor Jardim América)

Entrada: Gratuita

Informações: (63) 3416-0113 ou pelo e-mail bibliotecaarg@sescto.com.br

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3qxt9pR

 

Clarice Lispector (1925-1977) nasceu na Ucrânia, mas devido a persseguição ao povo judeu, mudou-se para o Brasil. Passou a infância em Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em direito. Em 1943, publicou o romance Perto do Coração Selvagem, pelo qual recebeu o Prêmio Graça Aranha. Clarice também contribuiu na imprensa brasileira, onde trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite, Diário da Noite, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e na revista Manchete. 

Entre as suas obras mais conhecidas, estão: A Legião Estrangeira (1964), Laços de Família (1972), A Paixão Segundo G.H. (1964) e A Hora da Estrela (1977). 

 

Sinopse do livro A hora da Estrela: A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro bem luminoso, bem diferente do que a espera. 

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

www.sescto.com.br   

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.