CULTURA – Aldeia Jiquitaia realiza oficinas gratuitas em Palmas

Publicado em 25/05/2022 às 11:16:34
Atualizado em 25/05/2022 às 11:56:59

Serviço: Oficinas na Aldeia Jiquitaia

Data: a partir do dia 6 de junho

Inscrições: gratuitas no site www.sescto.com.br

Vagas: limitadas

Local: Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Informações: (63) 3212-9954

 

Junho está chegando, trazendo também a programação da Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins – em 2022! Arte e cultura se encontram em diversos pontos da capital e as inscrições para as oficinas gratuitas e presenciais já estão disponíveis. As oficinas Paisagens críticas para a cena teatralDescobrindo a fotografia e a Oficina de Malabares estão com inscrições abertas até o dia 29 de maio. Todas acontecem no Centro de Atividades Sesc Palmas, na 502 Norte.

O objetivo da Aldeia Jiquitaia é promover uma programação diversa na área da arte e da cultura, com capacitações culturais para toda a comunidade.

 

Confira a programação:

 

Oficina 1: Paisagens críticas para a cena teatral

Com Clóvis Domingos (MG)

Público-alvo: estudantes de teatro, de letras e de comunicação social, artistas e interessados em geral a partir de 18 anos

Data: 06 a 10 de junho

Horário das aulas: 15h às 18h

Inscrições: até o dia 29/05, no link https://forms.gle/UkVvPQ2g65MJqzTu5  

Nessa oficina serão abordados os aspectos da crítica teatral de hoje, como ela pode criar possibilidades de diálogo e mediação entre obra e espectador, a crise que enfrenta na grande imprensa e sua crescente migração para a internet, com a criação de inúmeras plataformas digitais e agrupamentos colaborativos. Pensar o trabalho da crítica como parte importante do próprio fazer teatral, expandindo a potência das obras em suas dimensões estéticas, políticas e sociais.  Quais paisagens críticas para quais paisagens cênicas?

Clóvis Domingos é pesquisador, criador cênico e crítico no site Horizonte da Cena. Doutor em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da UFMG e bacharel em Direção Teatral pela UFOP. Ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG.

  

Oficina 2: Descobrindo a fotografia

Com Flaviana OX (TO)

Público-alvo: pessoas interessadas em fotografia a partir de 15 anos

Data: 06 e 07 de junho – 19h às 21h (Aula teórica)

08 e 09 de junho – 18h30 às 21h30 (Aula prática)

10 de junho – 19h às 21h (Avaliação do processo e conclusão)

Inscrições: até o dia 29/05, no link https://forms.gle/pAfmvvGSj8BMrYvC6

A oficina “Descobrindo a Fotografia”, ministrada pela fotógrafa Flaviana OX, utilizará de sua experiência, técnica, estética e prática, para assim, mediar a alfabetização visual por meio da fotografia com a utilização da câmera de celular. As aulas abordarão elementos técnicos e estéticos da fotografia com a utilização de equipamento fotográfico acessível. Com isso, os alunos produzirão conteúdo imagético claro e útil agregando valor estético e técnico às imagens que divulgam em suas redes sociais e outros meios.

Flaviana OX fotógrafa, designer é mestra em Comunicação e Semiótica PUC/SP, especialista em fotografia pela UEL/PR e graduada em Artes Visuais pela UFG/GO. Atua há mais de 20 anos em Palmas-TO na área de fotografia cênica e design cênico para diversos grupos da cidade. Ministra aulas de fotografia e processo criativo no Agulha Cenas Centro de Artes e é diretora de arte do grupo de teatro Um Ponto Dois.

 

Oficina 3: Oficina de Malabares

Com Grupos Namacaka (SP)

Público-alvo: artistas circenses amadores ou iniciantes, interessados nas artes do circo em geral, a partir dos 14 anos

Data: 07 e 08 de junho

Horário: 10h às 12h

Inscrições: até o dia 29/05, no link https://forms.gle/nk79qyXqbU3KFszV8

A arte dos malabares envolve um trabalho intenso de concentração, sintonia, parceria e disponibilidade corporal. Nesta oficina serão apresentadas técnicas de malabares com bolas, aros, claves e objetos inusitados onde os participantes vão tomar contato com as melhores práticas para o aprendizado e treinamento posterior. As técnicas apresentadas poderão ser para atividades individuais ou em duplas.

O Grupo Namakaca foi criado em 2004 e é formado pelos artistas circenses Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho, com a proposta de ampliar, contribuir e preservar os horizontes da linguagem do palhaço e das artes do circo.

 

Aldeia Jiquitaia

A Aldeia Jiquitaia é uma mostra cultural realizada anualmente pelo Sesc Tocantins, e que reúne atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural, como espetáculos teatrais, circenses, dança, cinema, shows musicais, performances, além de oficinas variadas. Em 2022, a Mostra será realizada de 06 a 11 de junho, em Palmas.

O nome do projeto vem de uma formiga de cor avermelhada, também conhecida por formiga-lava-pés. Também faz menção ao nome de um passo de uma dança folclórica tocantinense, conhecida como Sússia. Você pode acompanhar toda a programação do evento, no site www.sescto.com.br

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3LFZ8vi 

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br    

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto   

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Assessor de Comunicação: Renato Klein

Texto e Assessoria de Imprensa: Marina Bitar

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.