PROJETO PAREDES - Pela primeira vez o Sesc em Palmas realiza o projeto Paredes, com a exposição Retratos Para Curar a Dor

Publicado em 16/04/2024 às 11:58:53
Atualizado em 16/04/2024 às 11:58:56

Evento: Projeto Paredes

Exposição: Retratos para Curar a Dor 

Artista: Renata Voss

Data: 25 de abril

Hora: 16h

Local: Muro externo do Centro de Atividades Sesc em Palmas (502 norte)

 

No dia 25 de abril, o Sesc em Palmas realiza pela primeira vez o projeto Paredes e a inauguração conta com a exposição “Retratos Para Curar a Dor”, da artista Renata Voss. A abertura acontece no muro externo do Centro de Atividades Sesc em Palmas, às 16h. O evento é gratuito.

Retratos Para Curar a Dor

"Toda fotografia é um memento mori. Tomar uma fotografia é como participar da mortalidade, vulnerabilidade e mutabilidade de uma pessoa (ou objeto)" (SANTAG, 1981).

Este trabalho integra a pesquisa artística da artista, que pesquisa desde 2004 os processos históricos e experimentais articulando o estudo de materialidades do "velho" e do "novo" na criação artística com fotografia hoje. Desenvolve um trabalho que estabelece relações entre fotografia, tempo e memória.

As fotografias utilizadas para a intervenção artística integram uma série a partir de tema autobiográfico, na qual a artista fotografa a casa onde viveu a sua mãe, que faleceu em outubro de 2022. Foi adicionado ao revelador a morfina, medicamento que foi bastante utilizado por sua mãe em seu tratamento de saúde.

O procedimento usado provoca alterações inesperadas nas imagens, com texturas, apagamentos e revelações de uma cura para a dor de sua ausência nos lembrando dos ciclos de vida-morte-vida, da continuidade e dos renascimentos. 

Renata Voss

A artista visual é professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem interesse por processos históricos e experimentais em fotografia investigando suas distintas materialidades e suas implicações na criação artística contemporânea desde 2004. Participou de residências artísticas, publicou livros de fotografia,

Renata também foi selecionada pela Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM 2021, Instituto Moreira Salles (SP). Recebeu Menção Honrosa no Julia Margaret Cameron Award (2020 e 2021) na categoria "Processos Alternativos".

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Sesc - Uma instituição do Sistema Fecomércio Tocantins.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

LinkedIn: sesctocantins

TikTok: @sesctocantins

Twitter: @sescto

Youtube: SESCTO

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Texto produzido pela estagiária Maria Antonieta Ribeiro, sob supervisão da equipe de jornalismo da Ascom Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.