Saúde Bucal do Sesc realiza orientação à distância em Palmas e Araguaína

Publicado em 12/05/2020 às 09:15:16


Diante do quadro de isolamento social causado pelo Covid-19, o Sistema Fecomércio Tocantins, por meio dos serviços de saúde bucal do Sesc em Palmas e Araguaína, iniciou no dia 06 de maio, um trabalho de orientação e monitoramento à distância dos pacientes que estavam em tratamento no momento em que começou a pandemia. Esse serviço está sendo realizado pelos cirurgiões-dentistas das Unidades de Palmas, no Centro de Atividades que fica na 502 Norte e no Tênis Sesc, no Jardim Aureny III; em Araguaína, no Centro de Atividades Anselmo da Silva Moraes, que fica no Jardim América, além da Unidade Móvel OdontoSesc. Informações pelo telefone (63) 3212-9924.

 

O trabalho está sendo realizado pela equipe dos cirurgiões-dentistas das Unidades, por meio de contato telefônico. Trata-se de uma estratégia de promoção de saúde, baseado no cuidado aos pacientes, repassando orientações gerais e específicas sobre a Covid-19, e que inclui cuidados com a higiene pessoal e limpeza do ambiente em que se vive; cuidados acerca do isolamento doméstico; importância do uso da máscara caseira sempre quando for necessário sair de casa; verificação do estado de saúde geral do paciente por meio da aplicação de um “questionário de risco”, onde os profissionais da saúde podem avaliar a necessidade de orientar esse paciente, quando for o caso, a procurar atendimento médico nos Centros de Referência destinados ao atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19.

 

Além disso, também é feito com esse paciente uma avaliação do estado atual de saúde bucal com as devidas orientações, até que retorne o atendimento para realização dos tratamentos eletivos.

 

No Tocantins, o atendimento odontológico do Sesc conta com profissionais trabalhando em três consultórios fixos, sendo dois em Palmas e um em Araguaína, e potencializa ainda mais essa rede com o OdontoSesc – unidade móvel montada em uma carreta – que leva a assistência odontológica e a Educação em Saúde Bucal às comunidades de baixa renda, com qualidade, segurança e conforto.

 

Entre os procedimentos que as Unidades Odontológicas do Sesc realizam estão:

- Exame e reexame; Consulta; Orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico com escova e fio dental; Escovação supervisionada; Exame clínico intra e extra-bucal; Restaurações de amálgama, de resina, ionômero de vidro e restaurações provisórias; Aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite; Atendimento de urgência odontológica, abertura coronária (abertura de canal), prescrição medicamentosa, entre outros.

 

OdontoSesc

Unidade Móvel Itinerante de assistência odontológica, o OdontoSesc tem como objetivo principal realizar atendimentos gratuitos para os trabalhadores do comércio, seus dependentes e a população em geral das comunidades carentes do Estado do Tocantins, em parceria com as prefeituras. A unidade móvel é composta por quatro (04) consultórios odontológicos, sala de raio x, sala de esterilização, dois escovódromos, sendo um adulto e outro infantil, e recepção. Além dos atendimentos cirúrgico-restauradores, são desenvolvidas ações educativas na recepção da Unidade, em escolas e creches, com a ação Educação em Saúde (palestras educativas) e formação de agentes multiplicadores.

 

Compõe o OdontoSesc uma equipe de profissionais assim distribuídos: um (01) dentista, uma (01) auxiliar de saúde bucal, uma (01) assistente social e um (01) auxiliar de manutenção, sob o comando de Juliana Afonso, Supervisora da Odontologia do Sesc Tocantins. Auxiliam na estadia do Odontosesc nos municípios, dentistas, auxiliares de saúde bucal, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais, geralmente cedidos pela prefeitura.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Saúde – Sesc no Tocantins

Ação: Saúde Bucal inicia orientação à distância em Palmas e em Araguaína

Locais:

Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Tênis Sesc Palmas (Jardim Aureny III)

Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes (Jardim América)

Informações:

(63) 3212-9924 (CA Palmas)

(63) 3216-8912 (Tênis Sesc Palmas)

(63) 3416-0112 (CA Araguaína)

(63) 9 9917-3363 (OdontoSesc – Unidade Móvel)

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3fAfSFo

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.