CULTURA – Sesc Tocantins realiza oficinas e espetáculos de circo em Palmas

Publicado em 21/06/2022 às 10:41:57
Atualizado em 21/06/2022 às 10:45:00

Evento: Oficinas e espetáculos de circo

Artistas: Trupe Baião de 2 (SP); Saracura (GO); Circo Laheto (GO); e Cia Pé de Cana (SP).

Datas: 04 e 05 de julho

Entrada: Gratuita

Local: Teatro Sesc Palmas - Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Ingressos: distribuição dos ingressos para os espetáculos será feita na bilheteria do teatro a partir das 19 horas nos dias 04 e 05 de julho

Informações: teatrosescpalmas@sescto.com.br ou (63) 3212-9954

 

O Teatro do Sesc em Palmas será palco de duas oficinas circenses nos dias 4 e 5 de julho: a oficina de Acrobacia e a oficina de Bambolê. Ministradas pela Trupe Baião de 2 (SP) e pelo Saracura (GO), as oficinas tem como público-alvo interessados em geral, artistas da cena e quem tem nível iniciante ou intermediário em bambolê circense. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 29 de junho. O resultado da seleção será divulgado via e-mail até o dia 30 de junho.

Quem estiver na capital tocantinense nesses dias também vai poder prestigiar dois espetáculos de circo que vão divertir toda a família: o espetáculo Circo, Magia e Estripulias, do Circo Laheto (GO) e o espetáculo Xinfrim, da Cia Pé de Cana (SP). Para assistir, basta retirar o ingresso na bilheteria do teatro no dia do espetáculo, a partir das 19 horas. Assim como as oficinas, a entrada é gratuita.

 

Programação das oficinas:

 

OFICINA 1 - Acrobacia em Dupla

Com Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, da Trupe Baião de 2 (SP)

Data: 04 de julho

Horário: 13 horas às 16 horas

Idade: a partir de 7 anos de idade

Inscrições: até o dia 29 de junho no link https://forms.gle/EntTb5SWg5Xm8Nr58

A oficina aborda vivências em acrobacia em dupla, uma das diversas habilidades do circo, por uma proposta pedagógica segura e que visa o autoconhecimento e respeito ao próximo. Os participantes aprenderão sobre consciência corporal, força, flexibilidade, figuras acrobáticas, entre outras técnicas. Ao final, será elaborado um número coletivo de acrobacia em duplas. Os participantes devem ir com roupas confortáveis para praticar atividades físicas.

 

OFICINA 2 - Bambolê: como criar um número de bambolê

Com Saracura (GO)

Data: 05 de julho

Horário: 13 horas às 16 horas

Inscrições: até o dia 29 de junho no link https://forms.gle/FnKRSEfyGLcTakGA9

A oficina irá abordar a história do bambolê pelo mundo, truques de base e aquecimento, experimentos de criação e uma participação final com os participantes da oficina. Saracura do Brejo é artista circense há 18 anos e desde 2011 vem buscando experiências e referências como ferramentas de criação para números de hoops (bambolês), passando entre o clássico e o contemporâneo do (flow), a manipulação tradicional do objeto.

 

Programação dos espetáculos:


04 de julho – Espetáculo Circo, Magia e Estripulias

Com Circo Laheto (GO)

Horário: 20 horas

Classificação indicativa: Livre

Local: Teatro Sesc Palmas

Entrada Gratuita

O espetáculo proporciona ao público entrar de maneira brincante no mundo mágico e fantástico do circo. Quem assiste mergulha no universo imaginário do circo e vai de encontro com a figura espalhafatosa e engraçada do palhaço, músicas infantis e adultas tocadas pela banda do circo ao vivo, cortejo e os belos números de diabolô, bambolê, duelo de mágicos, ilusionista (palhaços), tecido acrobático, trapézio, rola-rola, acrobacia cômica, malabares e Chari Varri. Os artistas também fazem acrobacias de tirar o fôlego e números aéreos no tecido acrobático.

 

05 de julho – Xinfrim

Com Cia Pé de Cana (SP)

Horário: 20 horas

Classificação indicativa: Livre

Local: Teatro Sesc Palmas

Entrada Gratuita

Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem, por meio desse espetáculo, contar histórias que viveu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público. Xinfrim é um espetáculo baseado em experiências pessoais adquiridas em uma viagem/pesquisa pelo Brasil realizada pela Cia Pé de Cana, trazendo o público para dentro de uma atmosfera mambembe.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3bgmXgS

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br   

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Assessor de Comunicação: Renato Klein

Texto e Assessoria de Imprensa: Marina Bitar

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.