CULTURA – Exposição Monólogos Interiores, de Rayanne Ellem e Davi Cavalcante

Publicado em 04/07/2022 às 09:04:27
Atualizado em 06/07/2022 às 09:59:05

Exposição: Monólogos Interiores

Expositores: Rayanne Ellem e Davi Cavalcante

Data: 05 de julho a 12 de agosto

Classificação indicativa: 12 anos

Abertura oficial: 05 de julho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Sesc Tocantins

Local: Galeria de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Entrada: Gratuita

Informações: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail artesplasticas@sescto.com.br

 

Rayanne Ellem

Rayanne é uma artista aracajuana que utiliza a auto expressão como base das suas obras, por meio da escrita, música, vídeo, fotografia, colagem, entre outras linguagens, suas criações apresentam temas que partem de uma reflexão individual sobre a realidade que a cerca, contexto social ou histórico enquanto mulher negra. Respeitando o devir artista, hoje ela foca em sua graduação de psicologia, como uma maneira de entender melhor como trabalhar a arte e o indivíduo. Seu trabalho já esteve no 7º Salão de Fotografia (Aracaju) e em exposição no Centro Cultural de Aracaju com a série Monólogos Interiores.

 

Davi Cavalcante

Graduado em Comunicação Social (UNIT), Davi é um artista aracajuano multifacetado que enxergou em sua formação possibilidades de voltar para a arte. Nos últimos anos investiu seus esforços em estudar e produzir a partir da linguagem não-verbal utilizando o corpo como ferramenta de seu trabalho autoral que vem sendo reconhecido em salões de artes, prêmios como o 27º Salão dos Novos (Aracaju), publicações nacionais e internacionais como a Vogue Itália, aquisições em acervos públicos como MAC Paraná e lhe rendeu uma participação recente na residência artística Cine Luso 2019 (Bruxelas, BE).


Monólogos Interiores

A exposição “Monólogos Interiores” foi desenvolvida durante o isolamento social da pandemia do Covid-19 e é formada por 10 obras bidimensionais, que tem como ponto de partida o livro “Destrua esse diário” da ilustradora Keri Smith, além do objeto “Líquido aqui” composto por óculos e copo com água e da instalação “Tente usar a boca” que possui 17 cassetetes sintomáticos que intercalam silêncios, palavras e frases. Dessa forma, a exposição possibilita diferentes fruições, tensiona os limites do isolamento social e abala sutilmente a intensa seletividade da branquitude, pois mostra como o vocabulário brasileiro ainda é carregado de racismo e cerca os sentimentos e corpos das pessoas negras por filtros e lentes, transformando palavras, balas e cassetetes em marcos históricos, sociais e desafetos.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3nArugU 

 


Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br   

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.