CULTURA – Jogo e ensino da dança na escola é tema do Projeto Arte Educação do Sesc Tocantins

Publicado em 18/07/2022 às 15:01:31
Atualizado em 20/07/2022 às 11:32:56

Serviço: Arte Educação

Data: 27 de julho

Horário: 16 horas

Local: canal oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/SESCTO

Informações: (63) 3212-9954

 

Jogo, dança e metodologias artísticas nas escolas fazem parte da temática que será debatida no dia 27 de julho, às 16 horas, pela professora e bailarina Liu Moreira e o bailarino e professor-artista, Fernando Faleiro. A programação do Projeto Arte Educação do Sesc terá como tema Corpo-brinca: o jogo como metodologia de ensino da dança na escola, por meio de uma live no canal oficial do Sesc Tocantins no Youtube: www.youtube.com/SESCTO. O debate será mediado pela Dra. Renata Patrícia da Silva, professora da licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins.


Liu Moreira

Professora efetiva da rede municipal de ensino de Palmas-TO, atuando como professora de dança na Escola Municipal Anne Frank (2010-2021). Possui graduação em Dança, mestrado em Artes pelo programa PROF-ARTES (Stricto sensu) na Universidade de Brasília-DF, pesquisando o corpo em experiência estética no universo lúdico e, atualmente, cursa doutorado em Artes Cênicas na UNB-DF. Realizou participações em festivais de dança como bailarina, coreógrafa e jurada. Foi bailarina do Grupo Êxtase de Dança de Viçosa/MG e integrante da Cia. Contágius de Dança e Teatro de Palmas/TO. Fundadora e diretora do Ninho Cultural – Associação de Arte, onde desenvolve projetos junto aos grupos de cultura tradicional do Tocantins. Tem como áreas de pesquisa/atuação: Artes Cênicas, Arte-educação, Dança e a Experiência Estética, Dança Educativa, Dança Criativa, Etnocenologia, Manifestações Tradicionais do Tocantins, A mulher nas manifestações tradicionais. 

 

Fernando Faleiro

Bailarino, iniciou na dança integrando a CIA Hip Hop com o coreógrafo Julio Cesar Santos em Porto Alegre nos anos 2000, e, em 2005, iniciou sua carreira como educador social no projeto Descentralização da Cultura. Foi bailarino do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, Macarenando Dance Concept, Necitra e em 2015 mudou-se para Palmas- TO para criar a Cia Juvenil de Dança. É formado em Pedagogia da Arte - Qualificação Dança na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e atualmente está cursando a Pós-Graduação em Arte e Educação Contemporânea na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Com 19 anos de experiência no ensino da dança, Fernando é um professor-artista que acredita no poder transformador da arte e que uma aula de dança deve ir além da reprodução sistemática de passos, fazendo o aluno entender sobre o seu corpo e sobre o contexto que ele está inserido. Em suas aulas é possível perceber que são planejadas para o exercício da disciplina, do respeito com os corpos e com sólida base na experimentação, improviso e criatividade.

 

Projeto Arte Educação

O projeto propõe a apresentação de trabalhos e experiências em arte educação em diversos pontos do país, proporcionando um grande mapeamento de práticas artístico-educativas, que vão desde olhares sobre diversidade, acessibilidade, territorialidade e geracionalidade até a expansão dos conceitos desenvolvidos pela instituição.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3PD1TA4 

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br    

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto   

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.