GALERIA SESC DE ARTES - Sesc recebe a exposição fotográfica “Urucum: Sagrado Vermelho”, de Emerson Silva, em Palmas

Publicado em 06/03/2024 às 14:09:28
Atualizado em 06/03/2024 às 14:09:30

Exposição: Urucum: Sagrado Vermelho 

Expositor: Emerson Silva

Horário: 19h - Abertura e Bate-papo com o artista

Data: 08 de março 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Local: Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Informações: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail
artesplasticas@sescto.com.br

 

 

A Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades Sesc em Palmas, recebe a exposição “Urucum: Sagrado Vermelho”, de Emerson Silva. A abertura acontece no dia 08 de março, às 19h, com um bate-papo com o artista. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 08 de abril. 

 

Urucum: Sagrado Vermelho

A exposição fotográfica traz a relação de alguns povos indígenas do Tocantins com o Urucum e seu pigmento vermelho, em especial, a relação que as etnias Karajá e Krahô, exercem com o urucum em suas culturas e no cotidiano.

O artista traz registros realizados entre 2002 a 2023, mostrando o processamento e utilização da planta em suas diferentes finalidades. A exposição “Urucum: Sagrado Vermelho” é um convite para compreendermos a história dos povos tradicionais e de suas grandes contribuições para a formação cultural do Brasil, em especial os diversos alimentos e costumes que herdamos.

Emerson Silva

Atuando como repórter fotográfico e documentarista há mais de 22 anos no Tocantins, Emerson é admirador da cultura do Estado e já trabalhou nas assessorias de comunicação da então Fundação Cultural do Estado, e na Secretaria de Turismo do Tocantins, como fotógrafo documental e fotojornalista. 

Realizou diversas exposições pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a participação da exposição “Mulheres que Fazem a Diferença (Women That Make a Difference)”, exposição Fotográfica Coletiva, na ONU, no Palácio das Nações Unidas na Cidade de Genebra, Suíça.

 

Galeria Sesc de Artes

 

Inaugurada em 2017, a Galeria Sesc de Artes está presente nas unidades de Palmas e Gurupi. Destina-se, preferencialmente, às exposições de Artes Plásticas, Performances, Instalações e outras experimentações no campo das Artes Visuais ligadas, preferencialmente, à arte contemporânea de artistas locais, nacionais e estrangeiros. Possui uma área de 99,78 m², com espaço devidamente equipado e climatizado e com acompanhamento de mediação para os visitantes quando agendado. Está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h às 21h, com entrada gratuita.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

LinkedIn: sesctocantins

TikTok: @sesctocantins

Twitter: @sescto

Youtube: SESCTO

 

Texto produzido pela estagiária Maria Antonieta Ribeiro, sob supervisão da equipe de jornalismo da Ascom Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.