TEATRO SESC - Confira a programação em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, em Palmas

Publicado em 20/03/2024 às 17:25:59
Atualizado em 20/03/2024 às 17:26:02

 

Evento: Mostra Sesc de Teatro e Circo

Data: 26 a 28 de março 

Entrada: Gratuita

Local: Teatro do Centro de Atividades Sesc em Palmas (502 Norte) 

Informações: teatrosescpalmas@sescto.com.br ou (63) 3212-9954

 

 

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Visando a valorização cultural, o Sesc Tocantins realiza, do dia 26 a 28 de março, uma programação com espetáculos artísticos, oficinas e palestras, em comemoração às duas datas. Todas as atrações contam com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados a partir de uma hora antes do horário do espetáculo, na bilheteria do Teatro Sesc, em Palmas.

 

Dia Mundial do Teatro

 

Criada em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro (IIT), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a data foi escolhida para celebrar a grande diversidade de gêneros teatrais e linguagens artísticas existentes e também conscientizar a sociedade sobre a importância do teatro para o mundo.

 

Dia Nacional do Circo

 

As artes circenses existem desde a Antiguidade como forma de lazer e entretenimento. A data comemorativa foi criada para homenagear o “Rei dos Palhaços” do Brasil, Piolin, personagem criado pelo artista Abelardo Pinto (1897 – 1973), um dos maiores nomes da história circense brasileira. No Brasil, a tradição do circo se estabeleceu desde o século XIX.

 

PROGRAMAÇÃO

 

26/03 (terça-feira)

 

Maria Julieta e Zé Romeu - Grupo Um ponto Dois

Local: Teatro Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 20h

 

Homenageando um clássico de Shakespeare usando da cultura popular brasileira do Maracatu, o espetáculo conta a história de dois jovens apaixonados vindos de famílias rivais que tramam um plano para ficarem juntos, contam com a ajuda do Frei e do Luar. Só não esperam a presença de um ser místico que ronda a redondeza.

 

 

27/03 (quarta-feira)

 

Circo de Lambe Lambe - Trupe-açu Cia de Circo de Taquaruçu

Local: Centro de Atividades Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 12h30

 

Muito além de um “lugar”, o circo é um gênero artístico que abrange diversas modalidades dentro das artes cênicas, com um universo de possibilidades e histórias. O projeto “Circo de caixeiras” conta algumas dessas histórias e recriar, dentro de uma caixa, a atmosfera circense. As histórias “Camarim da Pulga ”, “Ta tudo Kombinado” e “Rua do Soleil” contam com o protagonismo feminino e trazem para o público o circo extraordinário em miniatura.

 

E se a gente se conhecesse outra vez? - Grupo ArtPalco

Local: Teatro Sesc Palmas

Indicação: 16 anos

Hora: 20h

 

A história conta sobre a jornada emocional de um casal de amigos que desvenda que o amor desejado estava ali, ao alcance das mãos. Diante da perspectiva de uma nova oportunidade para se conhecerem novamente, eles se veem confrontados por uma reviravolta inesperada: o diagnóstico de câncer.

 

 

28/03 (quinta-feira)

 

Kadulino, o palhaço da corda bamba - Os Kaco Cia de Circo

Local: Centro de Atividades Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 19h

 

O espetáculo une a experiência da trajetória dos 16 anos de palhaçaria do Kadulino e as habilidades de um dono de circo, com diversos elementos circenses como malabares, acrobacias e a corda bamba. Um número que se destaca pela poesia e ao circo clássico, através de gags e cascatas. 

 

O Pequeno Príncipe - Cia Cenaberta

Local: Teatro Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 20h

 

Buscando entender os mistérios do universo, um jovem de um pequeno planeta bem distante, busca por respostas em vários mundos, e se depara no meio do cerrado brasileiro com um piloto de avião que estava caído, junto a ele, o pequeno jovem encontra todas as respostas que faltavam. Uma adaptação livre da história. 

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

 

www.sescto.com.br

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

LinkedIn: sesctocantins

TikTok: @sesctocantins

Twitter: @sescto

Youtube: SESCTO

 

Texto produzido pela estagiária Maria Antonieta Ribeiro, sob supervisão da equipe de jornalismo da Ascom Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.