OFICINAS - Sesc Tocantins abre inscrições para oficinas gratuitas nas cidades de Palmas e Gurupi

Publicado em 05/04/2024 às 16:18:24
Atualizado em 05/04/2024 às 16:18:27

Oficinas: “Serigrafia” e “Geometrizar o espaço: Novas disposições visuais”

Local: Centro de Atividades Sesc em Palmas (502 Norte) e Centro de Atividades Sesc em Gurupi (Parque Filó Moreira)

Data: 15, 19, 23 e 24 de abril

Inscrição: gratuita

Informações: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail artesplasticas@sescto.com.br

 

Neste mês de abril, o Centro de Atividades Sesc em Palmas irá realizar a oficina “Serigrafia”, no dia 15, e a oficina “Processos experimentais em fotografia”, nos dias 23 e 24 de abril.  Já o Sesc em Gurupi irá realizar a oficina “Geometrizar o espaço: Novas disposições visuais”, no dia 19 abril.

 

 

Serigrafia – 15/04 (Palmas)

 

A oficina acontece na Sala de Artes das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, com os artistas Cláudio Montanari e Marianna Castro, e tem como público-alvo os estudantes de artes, professores, artistas e entusiastas a partir de 16 anos de idade.

 

Na oficina serão apresentados exercícios, onde os alunos vão se familiarizar com as matrizes de papel e fotográfica, exploração de texturas e a impressão serigráfica em suporte de papel e tecido.

 

As inscrições devem ser feitas até o dia 15, pelo link: https://forms.office.com/r/ETrEMa0wks

 

Sobre os artistas

 

Cláudio Montanari - é bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Reside em Palmas - TO desde 2005, dando continuidade à sua pesquisa estética, tendo como base a serigrafia. Tem participações e exposições nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Tocantins, e no Distrito Federal.          É professor de Desenho na Fundação Cultural de Palmas e membro fundador do Núcleo de gravura do Tocantins – Nugrato e Coletivo Balalo.

 

Marianna Castro (Omanna) - 25 anos, artista visual afro-brasileira independente, estudante de arquitetura e urbanismo. Arte visual digital, muralismo e grafitti, exalta a cultura de rua e afrodescendente.

 

 

Geometrizar o espaço: novas disposições visuais – 19/04 (Gurupi)

 

A oficina acontece na Biblioteca, das 8h às 12h, com o artista NEGROSOOUSA, e tem o propósito de oferecer um contato com a arte através da geometria da cidade, perpassando por suas disponibilidades, tendo como base o trabalho 'BARRACAS'.

 

Na oficina será apresentado a intervenção do homem no espaço de vivência e as possibilidades de criação a partir disso. Todos os participantes serão convidados a trabalhar em grupos, a trocar experiências, a questionar a possibilidade da intervenção na realidade.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril, pelo link: https://forms.office.com/r/tvUdTSpgcY 

 

Sobre o artista

 

Negro Sousa (Marden Cardoso Sousa) - Articulador artístico que constrói narrativas visuais a partir do diálogo entre história e cotidiano, assim como também traz ao mapa visual reflexões e pensamentos a partir de iconografias referenciados no acervo simbólico histórico mundial.

 

 

Processos experimentais em fotografia - 23 e 24/04 (Palmas)

 

A oficina acontece na Sala de Artes, das 14h às 18h, e será ministrada por Renata Voss. O objetivo é apresentar um breve panorama dos processos experimentais em fotografia a partir de uma pesquisa e experiência de criação artística. 

 

Será abordado os aspectos históricos técnicos e criativos da fotografia, apresentado trabalhos que utilizam processos fotográficos, como a cianotipia, marrom Van Dyke, papel salgado, revelação em chapas de raio-x, antotipia, dentre outros procedimentos que buscam potencializar as questões inerentes à cada proposição.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de abril, pelo link: https://forms.office.com/r/NFVKdGAZaZ 

 

Sobre a artista

 

A artista visual Renata Voss é professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou de residências artísticas, atuou como mediadora visitante do projeto ArteSesc Confluências, do Departamento Nacional do Sesc, publicou livros de fotografia e tem interesse por processos históricos e experimentais em fotografia. Recebeu Menção Honrosa no Julia Margaret Cameron Award (2020 e 2021) na categoria "Processos Alternativos". 

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

LinkedIn: sesctocantins

TikTok: @sesctocantins

Twitter: @sescto

Youtube: SESCTO

 

Texto produzido pela estagiária Maria Antonieta Ribeiro, sob supervisão da equipe de jornalismo da Ascom Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.