IDENTIDADES BRASILIS – CineSesc em Palmas recebe estreia do documentário Ritxoko

Publicado em 08/04/2024 às 17:43:34
Atualizado em 08/04/2024 às 17:43:36

Evento: Lançamento do documentário curta-metragem Ritxoko
Data: 10 de abril
Horário: 19h30
Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas
Entrada: Gratuita
Informações: (63) 3212- 9945 ou pelo e-mail cinemapalmas@sescto.com.br

 

Nesta quarta-feira, o projeto Sesc Identidades Brasilis apresenta o lançamento do documentário curta-metragem Ritxoko, das diretoras e produtoras Millena Kanela e Nandyala Waritirre. Além da exibição do documentário, haverá coquetel de lançamento e bate-papo com as cineastas.

A sessão de estreia acontece no dia 10 de abril, às 19h30, no CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas. A entrada é gratuita, com classificação indicativa livre. Chame toda a família e venha participar da nossa programação!


Sobre o documentário O documentário curta-metragem Ritxoko traz o registro dos processos artísticos e os modos de fazer das bonecas de cerâmica de origem indígena, que representam o cotidiano e a cosmologia do povo Iny, da Aldeia Santa Isabel do Morro (Hawaló), na Ilha do Bananal (TO).


Sobre as produtorasNandyala Waritirre faz parte do povo Iny, é documentarista, estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atua na fotografia desde a adolescência. Apaixonada por cultura, transita por diversos meios se inspirando e aprendendo. Além disso, vem se aprofundando no mundo do audiovisual, direcionando seus estudos para produção de roteiros e direção cinematográfica.

Millena Kanela é do povo Kanela do Araguaia, massoterapeuta e estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente tem como objeto de estudo, o corpo como território primário e as maneiras de como levar essa autoconsciência através da massagem para dentro das aldeias e quilombos. Na área audiovisual, direciona os estudos para a captação de áudio de maneira independente.

 

Projeto Sesc Identidades Brasilis

O Identidade Brasilis é uma plataforma de ações educativas, em que vetores afirmativos e formativos são ativados por meio da produção artístico-cultural de pessoas negras e indígenas, mediadas pelo Programa Cultura do Sesc. Tem seu propósito centrado na produção de ações, com foco na mediação de saberes e conhecimentos desses dois grupos étnicos em destaque.

De caráter educativo, o Projeto Sesc Identidades Brasilis, trata da articulação de caminhos que visam provocar questionamentos, dar visibilidade a produções artísticas, dialogar sobre questões referentes às memórias das sociedades originárias e afrodiaspóricas, discutir e problematizar as construções históricas que legitimaram a colonização desses dois grupos ao longo dos séculos de formação do país.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Sesc - Uma instituição do Sistema Fecomércio Tocantins.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br   

Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
LinkedIn: sesctocantins
TikTok: @sesctocantins
Twitter: @sescto
Youtube: SESCTO

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

 

Texto produzido pela estagiária Mariana Felix, sob supervisão da equipe de Jornalismo da Ascom Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins.

 

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins.
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.