OFICINA – Continuam abertas as inscrições para Oficina Literária com Ticiane Simões

Publicado por RENATO KLEIN
Em 31/05/2021 às 14:35:03  - Atualizado em 31/05/2021 às 14:42:53


Seguem abertas as inscrições para a Oficina de Escrita Criativa de Poesia de Rua para Mulheres, com a atriz e poeta slammaster alagoana Ticiane Simões. Quem tiver interesse em participar tem até o dia 13 de junho para garantir a vaga pelo link https://bit.ly/33Poinz.  Vale ressaltar que a inscrição é gratuita. A oficina acontecerá entre os dias 14 e 18 de junho, das 18h30 às 20h30, pela plataforma do Google Meet. Dúvidas ou informações podem ser tiradas através do e-mail literatura@sescto.com.br ou pelo telefone 3212-9948.

 

O Sesc Tocantins, por meio da promotoria de Literatura, estará proporcionando a oficina Escrita Criativa de Poesia de Rua para Mulheres, com a atriz e poeta alagoana Ticiane Simões. O objetivo é provocar o autoconhecimento literário das participantes através de exercícios de escrita que tem como base discursiva as experiências de vida de cada participante. Visando uma primeira escrita poética com foco na denúncia de gênero e permitindo uma vivência de declamação em roda rompendo o medo da fala em público. A oficina irá promover ferramentas de escrita, conhecimento de formatos de poesia slam, além de vivenciar a experiência coletiva de leitura performativa de rua.  Podem participar mulheres, jovens mulheres com idade mínima de 16 anos.

 

Ticiane Simões

Atriz e poeta slammaster. Sócia fundadora do Ateliê Ambrosina, ONG para empoderamento de mulheres no estado de Alagoas. Poeta feminista pesquisadora e realizadora de formações na construção de poesia de rua com recorte de gênero (mulheres) e foco nas batalhas poéticas, Slam das Minas. Mediadora de debates e formadora de professores mediadores de uso de novas formas e formatos na educação cultural/ étnico/patrimonial para jovens. Fundadora e Coordenadora do Slam das Minas - AL. 

 

Projeto Arte da Palavra

O projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e como novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

 

Circuito de Criação Literária

O Circuito de Criação Literária oferece oficinas em que diferentes formas e práticas de escrita são trabalhadas e estimuladas. Além de oferecer instrumentos para o desenvolvimento da escrita, sua realização regular e sistemática tende a qualificar os níveis de leitura, oferecer condições para o surgimento de novos talentos literários.

 

Este circuito possibilita uma formação de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura; favorece discussão e reflexão sobre a obra literária, os meios de produção e circulação das obras, envolvendo o escritor, a obra e o leitor e estimativa o intercâmbio entre escritores / oficineiros, multiplicando as metodologias e olhares sobre a escrita literária.

 

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Arte da Palavra

Ação: Oficina Escrita Criativa de Poesia de Rua para Mulheres, com a atriz e poeta alagoana Ticiane Simões

Inscrição: até 13 de junho

Valor: Gratuito

Oficina: 14 a 18 de junho

Horário: 18h20 às 20h30

Local: plataforma Google Meet (link a ser disponibilizado no dia do evento)

Inscrição: https://bit.ly/33Poinz

Participação: gratuita

Informações: (63) 3212-9940/9909 ou pelo email:

bibliotecapalmas@sescto.com.br.

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2QjhBY3

Crédito: Preta Rafa

 

www.sescto.com.br 

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Comunicação do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.