EXPOSIÇÃO – Sesc apresenta a exposição “Agora, antes de amanhã” de Amanda Leite

Publicado por RENATO KLEIN
Em 01/06/2021 às 14:20:38  - Atualizado em 01/06/2021 às 14:20:38


 

A partir do dia 03 de junho o Sesc Tocantins estará expondo na Galeria de Artes do Centro de Atividades da 502 Norte em Palmas, a exposição "Agora, antes de amanhã" de Amanda Leite. As obras ficarão expostas ao público até o dia 30 de junho. A abertura oficial acontecerá às 20h do dia 03 de junho com um bate papo com a artista Amanda Leite no canal do Sesc no Youtube. Vale lembrar que todas as exposições do Sesc Tocantins na Galeria de Artes são gratuitas. Informações e visitas mediadas pelo e-mail: artesplasticas@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212 9922.

 

Todas as etapas de uma fotografia importam. Para Amanda Leite a fotografia é porosa, ela se expande a outras linguagens, abre passagens para uma infinidade de arranjos. Para a artista é maravilhoso poder fotografar e continuar manipulando a imagem quantas vezes quiser. Nas pesquisas recentes ela tem fotografado a figura humana, sua fragilidade, sua pequenez em relação à vastidão do mundo. O cerrado tocantinense, por exemplo, tem dado a chance de criar narrativas poéticas para pensar o bioma e suas características, mas também pensar sobre os seres humanos, seus dilemas, suas ambivalências ou sobre como fabulam sobre a própria vida.

 

A exposição Agora, antes de amanhã explora diferentes temas e provoca outros modos de ver e de pensar a fotografia contemporânea percebendo sua potência produtora de sentidos. “Cada vez mais me interessa tensionar o encontro do público com as imagens em diferentes suportes. No tempo deste encontro desponta o devir sensível das coisas. Experiência-Corpo-Cerrado-Imagem-Palavra-Som... A fotografia é um modo de estar presente e atenta ao mundo. Um jeito de narrar, sentir e criar que se faz imagem. É um estado de espera e(m) movimento. Como se as fotografias funcionassem como pequenas doses de estímulo diário, uma pulsão sobre algo que está por vir... um portal do aqui e do agora para lugares, paisagens e cenas (in)imagináveis, explica a artista Camila Leite.

 

Esta exposição convida o visitante a passear entre fotografias, vídeos e instalações para sentir a intensidade de cada imagem acionando um jeito de ver atravessado pelo afeto, pela memória e pelo sensível. Fotografias disparadoras de diálogos com sujeitos e contextos distintos dão pistas sobre nós, as coisas que se sobrepõem nesta temporalidade narrativa e o lugar que habitamos num tempo-que-se-faz-imagem. A exposição apresenta fotografias explorando suportes como tecido, madeira, papel fotográfico, papel vegetal, videoarte e instalações/site specific.

 

Amanda Leite

Fotógrafa e artista visual. Trabalha com fotografia na mescla entre realidade e ficção. Como pesquisa revisita o minimalismo e temas cotidianos em diferentes processos de criação. Para compor fotografias experimentais usa diferentes técnicas nas etapas de pré a pós-produção misturando colagens, desenhos, fotografias e arte digital. Considera as criações dispositivos abertos à (in)finitas leituras. As fotografias são feitas de camadas e desejam provocar no espectador múltiplas sensações, significados, narrativas. Além de Fotógrafa, atua diretamente com a formação de diferentes públicos e faixas etárias. Isso torna seu trabalho híbrido e permite aproximar a fotografia de pensamentos filosóficos e de práticas educativas. É Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do Coletivo 50 graus - Grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica. Colaboradora da Revista Fhox de fotografia. Já percorreu inúmeras cidades brasileiras com exposições (individuais e coletivas) realizadas no campo das Artes Visuais. Em 2020, destacou-se no cenário fotográfico nacional tendo o trabalho reconhecido pelo Itaú Cultural (SP) através da série Novos nomes da fotografia no Brasil.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Exposição

Ação: Realização da Exposição “Agora, antes de amanhã" de Amanda Leite

Local: Galeria de Artes do Centro de Atividades do Sesc em Palmas (502 Norte)

Visitação: de 03 a 30 de junho de 2021

Abertura oficial: 03 de junho, às 20h, no Youtube SESCTO

Entrada: gratuita

Informações e visita mediada: artesplasticas@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212 9922.

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3oNrASk  

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Comunicação Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.