CULTURA – 1ª FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins oferece oficinas no mês de junho

Publicado por RENATO KLEIN
Em 07/06/2021 às 09:52:08  - Atualizado em 07/06/2021 às 09:52:08


Entre os dias 21 e 25 de junho, a primeira edição da FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins, continua com a programação, só que agora com três oficinas: Expressão Vocal com Betha Monteiro (21, 22 e 23/06), Empoderamento Gráfico com Gustavo Reginato (21, 22 e 23/06) e a oficina Narração de Histórias com Patrícia Bezerra (24 e 25/06). Todas as oficinas da FLITO acontecerão de forma online pela plataforma do Google Meet. Quem quiser participar já pode fazer a inscrição e garantir uma das vagas. Vale lembrar que a participação é gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9909 ou pelo email cultura@sescto.com.br.

 

As ações culturais do Sesc têm o objetivo de democratizar o acesso da comunidade em geral. Com a criação da FLITO, a instituição pretende levar ainda mais opções de cultura para os tocantinenses. A Feira Literária do Sesc Tocantins tem como principal objetivo, o de incentivar a leitura através de diversas atividades culturais. Dentro da programação da FLITO estão ações como troca de livros, oficinas, rodas de conversas, exibição de filmes, narrações de histórias entre outras realizações. Nesta etapa todas as atividades serão via plataforma do Google Meet.

 

Confira a programação da FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins

 

Oficina Expressão vocal

Dias: 21, 22 e 23/06

Horário: das 15h às 17 horas

Carga horária: 6h

Inscrições: até 18/06

Público Alvo: estudantes de teatro, canto e amantes das artes em geral, que tenham interesse em aprender um pouco sobre voz.

Faixa Etária: a partir de 16 anos

Número de vagas: 20

Inscrição: https://forms.gle/tk9hPKv7gvHzRs4y8

 

Sobre a oficina

A proposta desta oficina é introduzir técnicas vocais básicas, como: respiração, apoio, aquecimento, ressonância e projeção, de maneira leve e criativa. Durante os 3 encontros, os participantes irão explorar exercícios vocais associados ao corpo, a textos e músicas, tendo liberdade para desenvolverem sua própria criatividade e espontaneidade, dentro do conteúdo; experimentarão os registros vocais: voz de peito, voz mista e cabeça. Serão oferecidas, também, dicas de saúde vocal. A oficina é direcionada a estudantes de teatro, canto e amantes das artes em geral, que tenham interesse em aprender um pouco sobre voz.

 

Betha Monteiro

É atriz, professora de teatro, cantora e bailarina, formada pela Anhembi Morumbi. Estudou teatro também no Wolf Maya, no galpão do TAPA e no Folias D’arte. Estudou música e canto belting no Conservatório Souza Lima e Berklee e com Joana Mariz. Formou-se em dublagem pela DuBrasil. Atuou na ópera “Olga”, de Jorge Antunes, no Theatro Municipal de São Paulo e no musical “Vale encantado”, de Oswaldo Montenegro. Fez shows de teatro musical numa temporada de 3 meses em Changzhou/ China, no ano de 2010. Seu último espetáculo em cartaz foi “Por telefone”, de Antônio Fagundes, no Teatro Maria de La Costa, em 2019. É proprietária da Move Square/ grupo Movers, produzindo flash mobs e todo tipo de performance musical para todo o Brasil, há quase 10 anos. Faz muitos trabalhos como apresentadora em eventos, tendo apresentado um deles juntamente com Sérgio Mallandro.  Atuou também em peças dos autores: Plínio Marcos, Millör Fernandes, Nelson Rodrigues, Molière, dirigida por nomes como Renata Zhaneta, Brian Penido Ross, Simoni Boer; em projetos apoiados pelo PROAC, com a Cia dos ícones, em espetáculos como “Bumba d’água” e comerciais de tv, como PBF, Metrô, Simpress, Governo federal e Caixa econômica. Atuou nas comédias “De rabo preso” e “Segura o velho”, no Teatro Santo Agostinho. Atuou no longa “Otávio e as letras”, de Marcelo Masagão. Foi integrante do grupo de teatro Delivery, dirigido por Roberto Borenstein, ganhando alguns festivais pelo Brasil.

 

Oficina Empoderamento Gráfico

Dias: 21, 22 e 23/06

Horário: 18h30 às 21h30

Público-alvo: pessoas alfabetizadas, acima de 14 anos, interessados em conhecer sobre publicações independentes e práticas de encadernação artesanal.

Número de vagas: 20

Inscrição: https://forms.gle/rPG7cYZ5gYqzVBNaA

 

Sobre a oficina

Introdução ao empoderamento gráfico é uma oficina que abrange o histórico da Editora Caseira e a sua participação na cena nacional de publicações independentes. Também serão tratadas as subversões das práticas caseiras de produção editorial, os conhecimentos técnicos sobre impressão digital, possibilidades e limitações. Os tipos de encadernação e as ferramentas artesanais para produção de livros. O papel, os impressos e suas possibilidades na construção de narrativas. Durante a oficina será proposta uma prática criativa e um compartilhamento de experiências, montando uma publicação digital com os resultados do grupo.

 

Gustavo Reginato

É Mestre em Artes Visuais, linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos PPGAV/UDESC, sob orientação da Prof. Dr. Sandra Maria Correia Favero, com dissertação intitulada “Viagens à Ilha de Santa Catharina: devaneios em arte impressa”. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Investigador do universo gráfico e suas tecnologias, coletor de ideias e de imaginários. Fundador, editor e impressor da Editora Caseira (www.editoracaseira.com), que fabrica e distribui publicações artesanais acreditando no poder dos livros como transformadores de micro políticas.

 

Oficina Narração de Histórias

Dias: 24 e 25/06

Horário: 15h às 18h

Público-alvo: Contadores de histórias, professores, estudantes, bibliotecários, auxiliares de biblioteca.

Inscrição: https://forms.gle/dXXDZnUcJdeUr2ir9

 

Sobre a oficina

Somos seres constituídos de histórias. É fato. Podemos fazer de acontecimentos catastróficos, uma boa história de humor. Compartilhamos dramas pessoais, alegrias, tristezas profundas, raivas com pessoas conhecidas e às vezes até compartilhamos com pessoas desconhecidas em um ônibus, metrô, etc… E quem não gosta de ouvir uma histórias?! Pense um pouco: você já se pegou prestando atenção em conversas no transporte público? Ou seja, nós, seres humanos, contamos histórias a todo momento e gostamos de ouvir histórias!!

Essa oficina tem como objetivos apresentar a arte da narrativa como algo que se aprimora à medida que se experiencia e abordar os principais pontos que são necessários para uma boa narração de histórias, que envolva os ouvintes. E como estamos nesse contexto virtual, também farei uma explanação sobre a narração no meio virtual. Minha pretensão não é ensinar a contar histórias, mas mostrar os caminhos que podemos percorrer para se fazer uma boa narração, pois nesse caminho cada pessoa vai encontrando o narrador que habita dentro de si. Durante a oficina são contadas histórias, para uma melhor assimilação dos assuntos abordados. E também são abertos momentos para tirar dúvidas, possibilitando assim uma troca entre os participantes, o que vem a enriquecer o encontro.

 

Patrícia Bezerra

É bibliotecária, contadora de histórias. Apaixonada por biblioteca escolar e narração de histórias. Criadora do Uma Bibliotecária

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: FLITO - Feira Literária do Sesc Tocantins

Data: 21 a 25 de junho

Local: Plataforma do Google Meet

Informações: (63) 3212-9909 ou pelo email cultura@sescto.com.br.

 

Oficina Expressão Vocal

Dias: 21, 22 e 23/06

Carga horária: 6h

Inscrições: até 18/06

Público Alvo: estudantes de teatro, canto e amantes das artes em geral, que tenham interesse em aprender um pouco sobre voz.

Faixa Etária: a partir de 16 anos

Número de vagas: 20

Inscrição: https://forms.gle/tk9hPKv7gvHzRs4y8

 

Oficina Empoderamento Gráfico

Dias: 21, 22 e 23/06

Horário: 18h30 às 21h30

Público-alvo: pessoas alfabetizadas, acima de 14 anos, interessados em conhecer sobre publicações independentes e práticas de encadernação artesanal.

Número de vagas: 20

Inscrição: https://forms.gle/rPG7cYZ5gYqzVBNaA

 

Oficina Narração de Histórias

Dias: 24 e 25/06

Horário: 15h às 18h

Público-alvo: Contadores de histórias, professores, estudantes, bibliotecários, auxiliares de biblioteca.

Inscrição: https://forms.gle/dXXDZnUcJdeUr2ir9

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2QhKp35

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto   

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Comunicação do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 9 9974-9726.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.