Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sesc TO terá trabalhos no Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência no RJ

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 18/11/2019 às 14:42:18

 

Os artigos “O trabalho com espaços de aprendizagem com crianças de 2 a 10 anos nas escolas Sesc de Araguaína – Tocantins”, das educadoras Fabya Martins, Deborah Valadares e Francisca Nunes, da Escola Sesc do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes, e O uso do material de largo alcance na sala de aula com crianças de dois a cinco anos de idade – A realidade da Escola Sesc de Palmas”, da educadora Suênya Andrade Maciel de Sousa Garcia, Orientadora Pedagógica da Educação Infantil da Escola Sesc em Palmas, do Centro de Atividades da 502 Norte, serão apresentados no II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência, que irá acontecer nos dias 28, 29 e 30 de outubro no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Informações pelo telefone (63) 3416-0101.

 

De acordo com Fabya Martins Silva, da Escola Sesc de Araguaína, o artigo aborda o trabalho com espaços de aprendizagem com crianças de dois (02) a 10 anos de idade nas escolas Sesc de Araguaína no interior do Estado do Tocantins. O trabalho tem como implicação pedagógica criar possibilidades para o estudante aprender de forma significativa e contextualizada. Neste contexto, compreende-se o espaço como elemento primordial da abordagem educacional e como provocador de aprendizagens. “Ter esse artigo aprovado no II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência é de um valor imensurável, pois temos a honra de representar o trabalho que é fruto do investimento que o Regional do Tocantins faz na formação de professores, do investimento das técnicas do Departamento Nacional no trabalho desenvolvido nas escolas Sesc do Tocantins e das pesquisas, estudos, reflexões, comprometimento e dedicação de toda uma equipe pedagógica que não mede esforços para termos uma educação de qualidade e de excelência”, afirmou a Orientadora Pedagógica Fabya Martins Silva.

 

Já o artigo de Suênya Andrade Maciel de Sousa Garcia, da Escola Sesc de Palmas, propõe a brincadeira e a interação como dois grandes pilares do fazer pedagógico na Escola Sesc da capital, oferecendo espaços de aprendizagens em todas as salas de aula espaços que permitem às crianças viverem e criarem experiências a partir da brincadeira com os elementos encontrados nesses espaços. “É uma honra ir representando a equipe de Palmas (TO), neste congresso que tem como propósito a defesa da infância e da adolescência em todo o mundo. Inscrevemos nosso trabalho na categoria do Brincar, pois defendemos uma escola que funciona para fora e não para dentro. O Sesc Tocantins avançou bastante nos últimos anos na estruturação dos espaços oferecidos, pois acreditamos que criança tem que aproveitar a infância”, disse a educadora.

 

O II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro desse ano, no Arte Sesc, com a participação de sete países. O tema do encontro de 2019 será ‘A Convenção Sobre Os Direitos Das Crianças Em Debate 30 Anos Depois’. Tem como proposta ser uma “porta de reflexão para crianças, adolescentes, jovens, educadores sociais, professores, assistentes sociais, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, sociólogos e antropólogos. São ainda incluídos nesse grupo os jornalistas, orientadores educacionais, médicos, enfermeiros, policiais, advogados, juízes, membros de ONGs, professores e pesquisadores universitários, estudantes, pais, mães e interessados em geral”. (Fonte: http://www.sescrio.org.br/programacao/congresso-mundial-sobre-infancia-e-adolescencia).

 

Serviço

Educação – Sesc no Tocantins

Ação: Apresentação de artigos de educadoras do Sesc em Palmas e em Araguaína no II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 28, 29 e 30 de outubro

Local: Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ)

Informações: (63) 3212-9958 (Palmas) | 3416-0101(Araguaína)

 

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/2BCTMiM

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias