Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Oficina de crítica teatral em Gurupi segue com inscrições abertas

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 20/11/2019 às 15:08:18

 

Você que é da área teatral ou tem afinidade com essa manifestação artística, o Sesc Tocantins, por meio do Plataforma Cena, e com o apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), tem uma oportunidade de capacitação. Trata-se da “Oficina Teórica Des-Pensar a Crítica de Teatro”, a ser ministrada por Daniele Ávila Small (RJ), nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 18h no IFTO – Campus de Gurupi. As inscrições gratuitas continuam abertas até o dia 22 de novembro no link https://forms.gle/jLQ3FRzq2FoJ45go8. A classificação é de 18 anos e as vagas são limitadas. O resultado da seleção será divulgado via e-mail até o dia 23 de novembro. Informações pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Sobre a oficina

“A oficina se propõe a refletir sobre pressupostos básicos da crítica de teatro na contemporaneidade e a colaborar para que a cultura de crítica de teatro na cidade se aprimore em diálogo com a prática artística. O título da oficina diz respeito ao desenvolvimento de uma noção de crítica que não é mais norteada pelo modelo de exercício de autoridade nem pelos pressupostos de uma lógica de consumo da indústria cultural”.

 

Pontos a serem abordados na oficina

– Breve panorama da crítica de teatro no Brasil nos séculos XIX e XX: O que nos forma?

– Práticas contemporâneas. Qual é o lugar da crítica no século XXI? Quem escreve, para quem e para quê?

– O conceito de crítica ignorante, a prática de crítica de artista.

– A descolonização da atividade crítica. Introdução ao pensamento da descolonização do saber e sua relação com os saberes no teatro.

– O desenvolvimento de uma cultura de crítica: exercícios práticos e sugestões de continuidade.

 

A oficina tem como público-alvo estudantes de artes, de teatro, de letras e de comunicação social, artistas e interessados. O (a) selecionado (a) que não confirmar a participação por e-mail até o meio dia do dia 24 de novembro, terá sua vaga cedida para outro (a) participante. São apenas 15 vagas oferecidas.

 

Será oferecida uma ajuda de custo para os 15 selecionados mediante a entrega de, no mínimo, três (03) críticas escritas. Mais detalhes serão informados por e-mail e também no início da oficina. A leitura prévia sugerida é a do livro “O mestre ignorante”, de Jacques Rancière.

 

O Sesc Tocantins, por meio do Plataforma Cena, e com o apoio do IFTO, continua com inscrições abertas para a “Oficina Teórica Des-Pensar a Crítica de Teatro”, por Daniele Ávila Small (RJ). As inscrições são gratuitas até o dia 22 de novembro no link https://forms.gle/jLQ3FRzq2FoJ45go8. O resultado da seleção será divulgado via e-mail até o dia 23 de novembro. A Oficina será realizada nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 18h no IFTO – Campus de Gurupi. A classificação é a partir de 18 anos. Vagas limitadas. Informações pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Gurupi

Ação: Inscrições na “Oficina Teórica Des-Pensar a Crítica de Teatro”, por Daniele Ávila Small (RJ) pelo Plataforma Cena

Data: até 22 de novembro

Inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/jLQ3FRzq2FoJ45go8

Data da oficina: de 27 a 29 de novembro

Horários: 14h às 18h

Local: IFTO – Campus de Gurupi (Alameda Madrid, 545 - Jardim Sevilha, Gurupi-TO)

Informações: (63) 3212-9954

 

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/2Bu5KuW

Crédito da foto: Ricardo Laf

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias