Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sesc em Araguaína com inscrições abertas para oficina de haicais

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 19/02/2020 às 17:36:45


Como parte da programação Literatura na Biblioteca, que o Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva, que fica no setor Jardim América, realizará agora em março, já estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Haicais, ação formativa para professores e educadores sobre o gênero textual haicai, em especial sobre como trabalhar esse gênero, a partir da mostra literária Hai-kais do escritor Millôr Fernandes (1923/2012). Para fazer a sua inscrição, o (a) candidato (a) deverá acessar o site www.sescto.com.br e clicar na aba Espaço do Cliente e depois em Eventos e Inscrições. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone (63) 3416-0113.

 

A programação Literatura na Biblioteca começará no dia 03, a partir das 13h e continuará até o dia 04 de março, e contará com Mostra Literária sobre a obra “Hai-kais” de Millôr Fernandes, lançamento de revista, roda de conversa e narração de histórias infantis. Entrada gratuita.

 

Voltada para professores e educadores, a ação formativa referente à exposição literária de Hai-kais, do escritor Millôr Fernandes, será ministrada por Geovana Lima, Promotora Cultural em Literatura do Sesc Tocantins. O público alvo é formado de professores da Escola Sesc e das escolas municipais e estaduais de Araguaína. Sua realização será no dia 03 de março das 14h às 18h na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína. São apenas 20 vagas oferecidas.

 

Millôr Fernandes (1923-2012)

Jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista, Millôr Fernandes (1924-2012), carioca, produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Escreveu nas revistas "O Cruzeiro e "O Pasquim".

Teve uma fértil atuação como colunista da revista Veja, de 1968 a 1982, e em uma segunda fase, de 2004 a 2009. Ajudou a criar O Pasquim, tabloide que combatia a ditadura militar. Deixou uma vasta obra, que vai de livros de poesia, prosa, artes visuais, textos teatrais, entre outros. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira.

 

Sobre o haicai

Haicais são poemas de origem japonesa, lá chamados de haiku. Em sua forma original, eles têm 17 sílabas sonoras, distribuídas em apenas 3 versos (o primeiro com cinco, o segundo, com sete, e o terceiro, com cinco sílabas). São poemas simples, objetivos, sem título, sem rimas, que têm como tema a natureza e as relações do homem para com ela. Retratam um momento presente vivenciado, uma impressão tirada da observação da natureza, como uma fotografia.

 

Surgiu no século 16, tendo como grande poeta e divulgador o japonês Matsuo Bashô. O gênero chegou ao Brasil no século 20 e muitos poetas o abraçaram: Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes, Alice Ruiz, Paulo Franchetti, Mario Quintana e Teruko Oda, só para citar alguns. Poetas e poetisas maravilhosos, que retrabalharam o haicai à sua maneira. Guilherme de Almeida, por exemplo, introduziu rimas e deu títulos às suas composições.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.


Serviço

Cultura – Sesc em Araguaína

Ação: Período de inscrições na Oficina de Haicais da Biblioteca do Centro de Atividades Anselmo da Silva Moraes

Inscrições gratuitas: de 14 de fevereiro a 03 de março

Link: www.sescto.com.br (Espaço do Cliente/Eventos e Inscrições)

Data da Oficina: 03 de março

Horário: das 14h às 18h

Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes (Rua Joaquim Gava, Chácara 95, bairro Jardim América – Araguaína-TO)

Vagas: 20

Informações: (63) 3416-0113

 

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/2UYKFUB

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias