Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sesc Cultura ON começa novembro com narração de histórias e exibições de documentários

Publicado por: RENATO KLEIN em 04/11/2020 às 16:50:09

 

Para quem ama uma programação cultural, o mês de outubro foi cheio de atrações no Sesc Cultura ON. Em novembro não será diferente. Dia 04 (quarta-feira), às 16h, tem narração de “Histórias Daqui”. Já às 19h será exibido o documentário “Gaz”. Em seguida, às 20h, será apresentado o documentário “Vozes da Amazônia”. As apresentações serão realizadas todas no dia 30 de outubro na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Histórias Daqui – 16h

Em Histórias Daqui – Episódio A Lenda do Pequi, o narrador de histórias Carlos Gontijo, através do teatro de animação com objetos, narra a lenda indígena da origem do pequi, fruto típico da região norte e centro oeste do país. Com texto e direção de Lucas Justino e trilha sonora de Heitor Oliveira. A duração é de 5 minutos e a indicação é livre.

 Acesse através do link: https://youtu.be/kEPtvISP-CQ


GAZ – 19h

É um curta-metragem tocantinense que retrata o cotidiano de José Francisco, morador de rua e coletor de material reciclável em Palmas, capital do Estado. Maranhense de 58 anos, Gaz é o narrador de sua própria história, sem meias palavras joga luz na escuridão da noite solta. Percorrendo o eixo monumental da cidade, da Praça dos Girassóis à Praia da Graciosa em sua bicicleta cargueira leva latinhas e uma trajetória nas ruas da cidade que remontam a abril de 1990, quando chegou neste chão ainda de piçarra. Na ausência da coloração fílmica que entrega relances e sombras, acomoda nas lentes e microfone as nuances desse tipo de existência. Para o senso comum é imaginável que da prática de revirar lixo se possa extrair ensinamentos, como a ética da rua que se equilibra entre diálogo e violência, a experiência da solidão ou da ação que combate a predação do meio ambiente. Do tilintar do alumínio à distorção sintética da trilha sonora. Produzido pela Gabiroba Filmes, a duração é de 30 minutos e a indicação é livre.

Acesse através do link: https://youtu.be/sO_Np5U8Xpw


 

Vozes da Amazônia – 20h

O documentário aborda os impactos causados por grandes obras em terras indígenas O curta-metragem Vozes da Amazônia aborda a experiência vivida por povos indígenas da Amazônia com a implantação de usinas hidroelétricas em suas terras, um conflito anunciado no Brasil. O documentário expositivo conta com os depoimentos dos povos indígenas Apinajé, Juruna, Kayabi, Krahô e Xerente, reunindo em um único filme as vozes silenciadas quanto à construção de usinas hidrelétricas na Amazônia. Os depoentes falam ainda sobre os desastrosos Planos de Compensação Ambiental, implementados pelas empresas construtoras, que em muitas vezes, acarretaram impactos maiores do que os causados pelas obras. O documentário foi financiado pelo Fundo Socioambiental Casa, fruto do edital de seleção de projetos cuja as iniciativas envolvessem comunidades em situação de risco. Concebido para ser uma denúncia dos problemas enfrentados na Amazônia quando da implementação de grandes projetos de infraestrutura, relata as perdas cotidianas sofridas pelas comunidades a partir da construção de hidrelétricas. O documentário foi filmado durante a oficina entre os povos amazônicos atingidos por barragem, o evento aconteceu em outubro de 2016 por meio do esforço da RBA (Rede de Barragens Amazônicas), através do projeto Pesquisador Visitante da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na terra indígena Xerente, em Tocantínia – Tocantins – Brasil. “Somos o broto da terra do Brasil” é a fala de Gecilha Krahô, quando deseja que as empresas construtoras das obras, os não-indígenas e, sobretudo, o Estado, saibam que os povos indígenas ainda resistem e lutam em nome da garantia de seus direitos e seu modo de vida. “Vozes da Amazônia” é um brado de resistência de um Brasil real. A duração é livre e a indicação é livre.

Acesse através do link: https://youtu.be/imff-ccD2eU


 

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

 

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc no Tocantins

Ação: Sesc Cultura ON

Projeto: Histórias Daqui

Data: 04/11

Horário: 16h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Documentário: GAZ

Data: 04/11

Horário: 19h

Local: www.youtube.com/sescto  

 

Documentário: Vozes da Amazônia

Data: 04/11

Horário: 20h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Informações: cultura@sescto.com.br | (63) 3212-9954

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3o8LhDf

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias