CULTURA - Galeria Sesc de Artes Palmas recebe exposição “Morada da Inocência: Entre a tristeza e a alegria”, do repórter fotógrafo Emerson Silva

Publicado em 14/09/2023 às 14:11:20
Atualizado em 14/09/2023 às 14:11:23

Exposição: Morada da Inocência: entre a tristeza e a alegria

Expositor: Emerson Silva
Data:
15 de setembro a 27 de outubro
Horário:
19h

Entrada: Gratuita

Local: Galeria Sesc de Artes - Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte)
Informações: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail artesplasticas@sescto.com.br

 

A Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte) recebe a exposição “Morada da Inocência: entre a tristeza e a alegria”. A abertura acontece no dia 15 de setembro com um bate papo com o artista. A entrada é gratuita e a exposição segue até o dia 27 de outubro.

 

A exposição é composta por fotografias de crianças indígenas e quilombolas do Tocantins, trazendo sobre a realidade da rotina e cotidiano infantil dessas comunidades. O fotógrafo Emerson Silva, busca as respostas, e ou mais questionamentos, sobre a infância, a inocência, a tristeza, a alegria, a educação, meio ambiente, maternidade, paternidade, entre outros.

 

Morada da Inocência: entre a tristeza e a alegria” parte de um questionamento: “Onde se habita a inocência?”. A resposta para tal questão, costumeiramente é: “A inocência reside na criança”. Porém, aqui se impõe um paradigma que nem sempre corresponde à realidade. A partir do momento que se realiza uma pausa para observação, principalmente da rotina e cotidiano infantil de sociedades em risco, indígenas e quilombolas, por exemplo, se percebe a tristeza, o vazio, a perda da própria inocência nas crianças. Esta conjuntura sugere vários outros questionamentos sobre a morada da inocência e sobre o que existe entre a tristeza e a alegria.

 

Sobre o artista

 

O repórter fotográfico Emerson Silva nasceu em São Paulo e reside em Palmas, Tocantins, desde 1995. Atuando como repórter fotográfico e documentarista há mais de 20 anos, é apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense, realizando trabalhos em comunidades rurais negras, indígenas de várias etnias, tendo uma vasta experiência e representatividade na área.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

 

Sesc - Uma instituição do Sistema Fecomércio Tocantins.

 

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

LinkedIn: sesctocantins

TikTok: @sesctocantins

Twitter: @sescto

Youtube: SESCTO

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Texto produzido pela estagiária Maria Antonieta Ribeiro, sob supervisão da equipe de Jornalismo da Ascom Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins.

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.